terça-feira, 30 de outubro de 2007

EDUCAÇÃO

Comunidade del Sur: um olhar diferente



A comunidade del Sur foi um projeto idealizado na década de 1950 pelos estudantes de Belas Artes de Montevidéu, cuja a intenção era buscar na arte e no trabalho comunitário uma forma de mudar o rumo das suas vidas.

Na época, o Uruguai passava por uma grande crise econômica, afetando no nível de bem estar social do país. Isto fez com que estes jovens pensassem no futuro e fizessem indagações como “Estudar medicina pra quê?”, para que seguir um sistema capitalista onde as pessoas só buscam dinheiro e poder. Por isso, tomaram a iniciativa de expor o melhor das suas habilidades nas artes plásticas, no teatro, no trabalho artesanal, enfim, de modo que vivessem de forma independente desse sistema.

Muitos pais não aprovaram a idéia dos seus filhos com medo de que eles perdessem seus direitos garantidos pelo Estado por não seguirem o sistema de Educação Tradicional, que conseqüentemente os formaria profissionais legais e muito deles abandonaram a Comunidade del Sur por vontade própria. Outros com o regime militar foram para a Suécia, mas logo retornaram para o Uruguai.

Apesar de muitos anos deste projeto, a Comunidade del Sur só se consumou de fato em 1995, onde os integrantes se sobrevivem da renda dos seus trabalhos, que é distribuída entre todos, como uma forma de combater a injustiça, usando a arte e a cultura como uma alternativa de trabalho e educação, passando de geração a geração, esta forma é independente de viver, porém saudável e lúcida, segundo eles.
Por Karina

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

LITERATURA

Horácio nasceu em Salto no Uruguai em 1878.
Escreveu contos, a maioria com temas tristes.
Quiroga morou em Paris, Argentina e Missiones.
Suicidou-se em 1937 na Argentina.


O conto escolhido foi "Almofada de Penas".
Bom, o conto nos relata a lua-de-mel de um casal que se amava embora seu marido fosse mais discreto e não demonstrasse tanto seus sentimentos a sua esposa. Com isso, ela veio a ficar doente, por causa desconhecida e faleceu.
Cinco dias após sua morte, ao arrumar sua cama, descobrem um parasita em sua almofada que sugava seu sangue ocasionando uma anemia profunda.
Que horror...
Por Paloma

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

CURIOSIDADES

Literatura

Uma coisa interessante do Uruguai é como seus escritores fazem sucesso pelo mundo, o próprio Mário Benedetti, como já citado, fez um grande sucesso principalmente na Espanha por fazer crônicas criticando a antiga guerra civil espanhola, chegou até a ganhar o importante prêmio Menendes Pelayo e escreveu livros que foram publicados em vários países, isso porque tinha uma habilidade que poucos escritores tinham, a de estabelecer relações fortes com o público.
Outro escritor Uruguaio importante foi Juan Carlos Onetti, suas crônicas e novelas chegaram a fazer tanto sucesso pelo mundo que além de receber vários prêmios na América Latina e Espanha, concorreu também ao prêmio nobel de literatura...



Turismo

O Uruguai racebe milhares de turistas todo ano, vindos principalmente da Argentina. Isso porque além da cidade de Montevidéu que por ser a capital já recebe muitas pessoas tem também uma cidade chamada Punta del Este, o lugar em que se encontra o balneário mais bonito de toda a américa além de uma riqueza natural muito grande, é conhecido como o lugar em que a alta sociedade do mundo inteiro frequenta, também tem um grande número de espetáculos em qualquer estação do ano.


Punta del Este



Além de Punta del Este o Uruguai também tem vários outros lugares em que a natureza praiana e as fontes de águas térmicas se destacam pela sua grande beleza.



Águas de fontes quentes



Cabo Polonio

Por Bruna

ARQUITETURA

Os uruguaios não se preocupavam muito, foi só nesse último século, que eles vieram a se preocupar com a aparência de seus edifícios e monumentos.


Por Eduardo

terça-feira, 16 de outubro de 2007

LITERATURA

Mário é um dos escritores uruguaios que mais se destaca. Nasceu em Passo de Los Torros, Uruguai em 1920.


Trabalhou no seminário marcha, escreveu contos e livros e teve que abandonar seu país por razões políticas.


Hoje, Benedetti tem 90 anos!





Um dos contos que mais gostamos foi "A imagem e semelhança".


Conta a história de uma formiga perseverante que se desvia seu trajeto por causa de um grão de açúcar. Ultrapassando e sem desanimar, busca seu objetivo ultrapassando os obstáculos.


Porém... não teve um final feliz! Ela foi esmagada por um polegar humano!


Pobrezinha...


Por Paloma

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

PINTURA

A nova geração de pintores do Uruguai se caracteriza pela criação de obras, com o elevado cromatismo: mundos imaginários, neo-expressionismo, que ao mesmo tempo relevam o cotidiano, a natureza e a historia do país. Não seguem as convenções; demonstrando muita a liberdade de expressão pessoal em suas pinturas. Essa nova geração surgiu depois da ditadura militar (1973-1984).

Muitos destes novos pintores se influenciaram por Torres Garcia que foi quem deu o ponto de partida para as vanguardas latinas americanas na pintura. O mestre do construtivismo pode ser considerado um dos pioneiros do modernismo. As obras mais conhecidas de Joaquim Torres Garcia (1874-1949) são:


“Paisagem da cidade” 1928




"América invertida"1941





Os pintores do Uruguai que mais se destacaram foram: Juan Manuel Blanes, Joaquín Torres García, Carlos Sáez, Rafael Barradas, Pedro Figari, Carmelo de Arzadum, Ernesto Laroche, Felipe Seade e José Cúneo.


Por Pamela

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

REPLETO DE ARTE


O Uruguai repleto de arte, em especial esculturas por seu país. Chamando assim os turistas, relembrando sua história e principalmente deixando o país mais belo.
A escultura no Uruguai começa a se desenvolver através dos europeus. Esse conceito muda ate a chegada do escultor Uruguaio Juan Manuel Ferrari, nascido em 1874 e morreu em 1916. Porém não foi Juan que se destacou como o mais famoso, esse título é dado para José Belloni (1880-1965), esculpindo com grande domínio o realismo.
José Belloni esculpiu em mármore e em bronze grandes nomes Uruguai,deixando evidente o amor por seu país e as figuras que nela e foram construídos. Algumas das esculturas que se destacam entre essas são " La Carreta ", " Um La Diligencia ", " El Entrevero " situada em Montevidéu que atrai os turistas que não deixam de tirar fotos para recordar e apreciar.
Outro grande nome de escultor Uruguaio foi José Luis de Zorrilla Martín de San (1891-1979),que através de suas obras tenta mostrar para a população a importância dos seres humano e das coisas que nos rodeiam. Situado em Montevidéu uma escultura que se destaca bastante de sua obra é Obelisco produzida em mármore vermelho, que carrego consigo medalhas em bronze, como quem diz... "Isso não é exclusivamente monumental” .
O Uruguai apesar de ter começado seu trajeto em escultura por europeus, conseguiu ter uma identidade própria, que se destacou e a tornou conhecida por deslumbrar belezas por suas praças e ruas, beleza esta que traçou em sua história e riqueza.




"La Carreta"


"El Entrevero"


Por André

MÚSICA E DANÇA

Em destaque a letra Balseiros do Uruguai.
Cenair Maicá faleceu em 1989, era um retratista da realidade, e deixou uma extensa obra ainda hoje lembrada:


Oba, viva! Veio a enchente
O Uruguai transbordouVai dar serviço pra gente

Vou soltar minha balsa no rioVou rever maravilhas
Que ninguém descobriu.
Amanhã eu vou embora pros rumo de uruguaiana
Vou levando na minha balsa cedro, angico e canjarana
Quando chegar em São Borja, dou um pulo a São Tomé
Só pra ver as correntinas e pra bailar um chamamé
Se chegar ao Salto Grande me despeço deste mundo,
Rezo a Deus e a São Miguel e solto a balsa lá no fundo
Quem se escapa deste golpe, chega salvo na Argentina
Só duvido que se escape do olhar das correntinas.





DANÇA




Tango: se desenvolveu simultaneamente em Montevidéu e em Buenos Aires uma criação de imigrantes italianos e espanhóis, a dança e a música africana influenciaram profundamente na música e nos movimentos da dança que se associam com o tango.









Milonga: se originou na Espanha e em Portugal e chegou ao Uruguai quando os espanhóis e portugueses foram até esse país, tem um ritmo brejeiro.






Candombe: é um ritmo proveniente da África pelos escravos que utilizavam tambores, era um meio deles desabafarem todos os seus sentimentos e dores.









Murga: um grupo de espanhóis que levou ao Uruguai, esse ritmo era realizado nas ruas onde eles cantavam e também pediam dinheiro, consiste num teatro musical de até 15 pessoas que acompanham a bateria e soltam a voz e a letra trata de fatos atuais na política e economia do Estado.








Carnaval: é bem diferente dos outros países, pois é um grande festival entre muitas pessoas que competem em melhor texto, música, fantasia, maquiagem e se divertem com ritmos dançantes.







Por Ana Luíza

sábado, 6 de outubro de 2007

UM POUQUINHO DE CINEMA ...

Olá! Sou o Lucas e estou aqui para contar um pouquinho de cinema no Uruguai!


Bom, vamos lá!


O cinema uruguaio vem experimentando, nos últimos anos certa movimentação na produção de filmes. 25 WATTS, que será exibido mostra a competitividade do 29º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, uma das safras mais recentes do cinema uruguaio que fazem parte de títulos como La Puta Vida e El Viñedo exibido em Gramado ano pasado. A obra de estreia na directo dos roteiristas Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, o longa formalmente, se parece com uma daquelas narrativas de Woody Allen fotografadas em preto e branco, em que Montevideu faz as vezes de Nova York. 25 Watts narra a vidinha descolorida desses jovens quase perdidos a quem as imagens em preto e branco caem com perfeição. O cotidiano com a família, os namoros, as transgressões, tudo se transforma em matéria utilizada por Rebella e Stoll em busca de um clima realista que enquadre seus personagens tragicômicos. Os diálogos são, por vezes, quase incompreensíveis, devido à gíria empregada pelos jovens para se comunicar. Mas os personagens de 25 Watts – referência a uma lâmpada de luz bem fraquinha, quase terminando, que aparece no filme – são suficientemente familiares aos brasileiros, em um contexto que se parece com o uruguaio: deserdados da sorte, a quem resta um fio de esperança, dispostos a viver tudo o que podem até o final.


Um filme que fale a pena conferir!



por Lucas Bettini

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

OS "MAIS MAIS" DA AMÉRICA LATINA

VOCÊ SABIA?


  • A Av. Sapopemba é a maior Avenida da América Latina. Com cerca de 20 km.





  • O Cemitério da Vila Formosa é o maior da América Latina. Com 763 mil m2 e 1,5 milhão de pessoas sepultadas.





  • O shopping Aricanduva é o maior da América Latina. Recebendo mais de quatro milhões de pessoas por mês e oitavo maior shopping do mundo.



    OBS: Tudo isso na zona leste de São Paulo!

Por Ana Luíza

APRESENTAÇÃO - INTRODUÇÃO



Uruguai com população aproximada de 3.2 milhões de habitantes, é um pequeno país localizado na América do Sul, e tem como vizinhos dois grandes países, Brasil, a leste, com 162 milhões de habitantes, e Argentina, a oeste, com 34 milhões de habitantes.